2008/11/12

São Luis do Maranhão

MARANHÃO - Cultura Popular

A Cultura Popular do Maranhão é uma feliz convergência de influências. Produto da mistura de brancos, negros e índios, ela também traduz a localização geográfica do Estado, mostrando a sua ascendência nordestina e amazônica. A força deste multiculturalismo deu origem a uma das mais ricas, vivas e originais expressões culturais do País.

Sua personalidade está impressa em todas as suas manifestações: seja no trançado da palha, no trabalho das rendeiras, na tradição da pesca artesanal e da construção de barcos, quanto no sabor de sua comida, nas lendas, no som arrebatador do Bumba-meu-boi e nos seus diferentes "sotaques" e na variedade das danças, como a Dança do Coco, Dança do Caroço e Dança de São Gonçalo.

Mas as festas são um dos momentos de expressão máxima da cultura maranhense. As festas no Maranhão são um espetáculo de cores, sons, sabores, fé, magia e tradição. É festa o ano inteiro: Festa do Divino, de São Benedito, Carnaval, São João e muitas outras. Em todas elas, a mesma característica: a participação popular e a alegria.

2008/11/09

Dança do Ventre

A dança do ventre é proveniente de um ritual sagrado e está ligada aos ritos de fertilização. Era realizado nos templos sagrados em homenagem a Ísis, Deusa da Magia e dos Mistérios, onde as sacerdotisas, devido a sua natureza feminina e receptiva, eram responsáveis pela abertura de um canal para o plano espiritual interior. Assim a energia feminina começava a se manifestar.

A proposta é passar a você uma nova postura de consciência de vida através desta dança. Tornar-se mais feliz quando, em vez de irmos levando nossas vidas, termos a sabedoria de dançá-la. Como na prática desta dança, caso erremos no percurso de nossas vidas, podemos treinar mais e "dançar" novamente.

Você que pratica a dança, já teve a oportunidade de entrar em contato com alguns benefícios que ela propõe, inclusive no aumento de sua sensibilidade, no que diz respeito à sua sensualidade. A maioria das mulheres que começa a fazer dança do ventre vem buscar essa sensualidade, às vezes até exagerada.

Aconselhamos que não busquem somente isso, pois irá colher apenas as migalhas que a dança oferece, e esta sensualidade tornar-se-á vulgar no dia-a-dia.

Para lhe ajudar, estabelecemos algumas definições para sua reflexão:

A Dança do Ventre coloca a mulher em contato com as energias cósmicas;
É uma maneira da mulher moderna não sentir solidão;
É uma das raras atividades humanas em que a mulher se sente totalmente engajada: corpo, espírito e coração;
Dançar com o ventre é estabelecer uma relação ativa entre a mulher, a natureza e sua força criadora;
Quando o ventre se mexe, se estabelece a comunicação do êxtase;
É o entusiasmo da vida;
É sentir a presença de Deus.
É claro que não podemos negar e nem esconder a sensualidade aflorada pela dança, mas ela deve andar paralelamente com outros benefícios para lhe deixar uma mulher mais feliz e completa, assim como a despertar a sua grande Deusa.

Aquela que sabe compreender a verdadeira dança sagrada, como se realizava nos grandes Templos Sagrados, conhece o caminho que liberta da ilusão individualista, pois a dança é a sua própria natureza, é o descobrimento de todo o seu SER.

Viajar nas palavras e criar a sua própria história.

Viver sentir amar conhecer acreditar gostar sorrir brincar gritar correr pular chorar acreditar confiar esperança cheirar querer ter ir ficar voltar seguir procurar buscar conquistar sonhar voar pesquisar conhecimento acontecimento realização perseverança força vontade desejo amor nós sempre eternamente ... um só.

Ganhei esse selinho da minha Amiga Mari Blanc

Ganhei esse selinho da minha Amiga Mari Blanc

Informativo Cultural :: Livros

  • A Cabana :: Willian P. Young
  • Escritos na Água :: Alcione Araújo
  • Jogo de Damas :: David Coimbra
  • Ninguém é de ninguém :: Zibia Gasparetto
  • O Fantasma da Ópera :: Gaston Leroux